quarta-feira, 31 de outubro de 2012




A PIRÂMIDE SOCIAL DO ANTIGO EGITO

 
 
 
 
Explica o título atribuído à imagem anterior.


 

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os diferentes estratos que compunham a sociedade egípcia eram:
      ->Faraó e família real no topo da pirâmide social;
      -> Nobres , sacerdotes , altos funcionários e escribas : os nobres asseguravam funções militares , os sacerdotes dedicavam-se ao culto de deuses e dos mortos, os altos funcionários exerciam funções admirativas e os escribas dominavam a escrita egípcia e o cálculo. Estes grupos beneficiavam de terras e privilégios concedidos pelo Faraó;
      -> Soldados: Gozavam o direito de saque e tempo de guerra, por vezes recebiam terras , dependia da defesa do território ;
      -> Comerciantes,Camponeses e Artesãos: Não eram privilegiado. Tinham uma vida difícil e tinham de pagar pesados ao Faraó aos sacerdotes e aos senhores;
      -> Escravos: Normalmente eram prisioneiros de guerra e realizavam todo o tipo de trabalho nas obras públicas, nas minas ou em serviços domésticos.

      Eliminar
  2. Os diferentes estratos que compunham a sociedade egípcia eram: no topo da pirâmide social encontrava-se faraó e a família real. De seguida vinham os nobres, os sacerdotes, os altos funcionários e os escribas.Os nobres eram responsáveis pelas funções militares, os sacerdotes dedicavam-se ao culto dos deuses e dos mortos, os altos funcionários encarregavam-se das funções administrativas e por fim os escribas dominavam o cálculo e a escrita egípcia. Na terceira posição vinham os soldados, eram eles que defendiam o território. Em penúltimo lugar vêem os comerciantes, os artífices e os camponeses, eram o grupo mais numeroso e não priviligiado. Eles tinham a obrigação de pagar pesados tributos ao faraó, aos sacerdotes e aos senhores, podiam ainda ser chamados para a construção de obras públicas. Por fim vinham os escravos, eles normalmente eram prisioneiros de guerra e exerciam qualquer tipo de trabalho nas obras públicas, nas minas ou até mesmo em serviços domésticos.
    Sofia Almeida

    ResponderEliminar
  3. Esta pirâmide chama-se pirâmide social do egipto pois demonstra os varios graus sociais de cada grupo no egipto,sendo o grupo mais priviligiado,o faraó e a sua familia,no topo e o grupo nao priviligiado,os escravos e o povo em geral,na base da pirâmide.

    ResponderEliminar
  4. No comentário anterior referia-me ao antigo egipto e nao ao egipto moderno.Eu queria dizer pirâmide social do antigo egipto.

    ResponderEliminar
  5. Esta pirâmide é a constituição da sociadade no antigo egito e está dividida pelas classes sociais e pelas suas riquezas

    ResponderEliminar
  6. O Egito Antigo nasceu e cresceu ao longo do rio Nilo.Conforme o tempo foi passando foi crescendo uma grande dinastia;a dinastia dos faráos .A sociedade do Egito Antigo era formada por uma pirâmide social:
    -O faráo e sua família .
    -Sacerdotes.
    -Escribas.
    -Soldados.
    -Camponeses.
    -Escravos.

    ResponderEliminar
  7. Aquela pirâmide refere-se a uma "balança social" os mais importantes ficam no topo com o faraó e sua família depois os Nobres e os seus melhores funcionários, sacerdotes, escribas, soldados, comerciantes, camponeses, artesãos, e por fim os seus Escravos.

    ResponderEliminar
  8. A pirâmide representa a hierarquia social do antigo Egipto.
    Estando no topo o Faraó e a sua Família, este era considerado um deus perante a civilização sendo assim o "deus todo-poderoso".
    Em 2ºlugar estão os Nobres e altos funcionários sendo estes também bastantes privilegiados.
    Em 3ºlugar estão os guerreiros/soldados pois a proteção e a segurança da civilização dependia deles.
    Em 4ºlugar estão os escribas pois as histórias da civilização e do rei dependiam deles para que as mensagens fossem transmitidas para outras gerações.
    E aqui acaba o estatuto de privilegiados, com privilegiados quer- -se dizer que tinha riquezas, posses, direitos e poder.
    Assim começa o estado de não privilegiados com os camponeses, comerciantes e artesãos sendo estes que trabalhavam na pastorícia, agricultura...
    No último escalão da pirâmide estão os escravos estes que trabalhavam para construir as pirâmides,barragens basicamente tudo o que o reino precisava para ser feito com materiais pesados.
    Zé Pedro

    ResponderEliminar
  9. esta pirâmide fala sobre os modos de vida do egito, do antigo egito, e é constituída por :

    - Faraó e a sua família.
    - Nobres e Sacerdotes
    - Escribas
    - Soldados
    - Camponeses e artesões
    - Escravos


    O Faraó e a sua família recebiam mais privilégios, os nobres e os sacerdotes recebiam terras, em troco de prestarem culto aos deuses.
    Os escribas, tratavam das contas, e dos impostos do reino.

    Os Soldados também recebiam terras (não com tantas frequências)
    Os Camponeses eram o maior grupo, no entanto eram o grupo com menos privilégios, tinham que pagar aos Faraós pesados tributos.

    Os Escravos eram normalmente prisioneiros de guerra, e eram normalmente utilizados para tratar da roupa, utensílios, e das tarefas domésticas.

    ResponderEliminar
  10. Chama-se "Pirâmide social do Antigo Egito" porque representa a estratificação social, em que a divisão hierárquica está do mais poderoso (topo da pirâmide) até o menos poderoso (base da pirâmide).
    Através desta pirâmide é possível ainda perceber a percentagem social que faz parte de cada patamar. Só um é detentor do poder supremo (Faraó) seguido de uma maior percentagem com algum poder ao nível militar os nobres,ao nível da religião os sacerdotes e a nível administrativo os altos funcionários.
    No patamar abaixo encontram-se os soldados,dos quais depende a defesa dos territórios,seguidos dos escribas a quem era dado o poder de controlar os rendimentos das colheitas.
    Nos últimos patamares em grande percentagem encontram-se os comerciantes, artificies e camponeses que eram um grupo pouco privilegiado e muito sacrificado, assim como os escravos (base da pirâmide) que era um grupo constituído principalmente por prisioneiros de guerra a quem competia realizar todo o tipo de trabalhos.
    Joana Soares

    ResponderEliminar
  11. Chama-se "Pirâmide social do Antigo Egito" pois é o modlo social da vida do Antigo Egito.
    Da base da pirâmide até o pico, vai crescendo o nível social, desde os escravos até à família real.
    A parte a azul-marinho é a parte privilegiada, os mais importante, a parte a preto são os menos privilegiados e os que não têm privilégios.
    Privilegiados- Família real, clero e soldados
    Não privilegiados- escribas, artesãos, escravos (e mulheres, que nessa altura eram discriminadas.)

    ResponderEliminar
  12. Esta chama-se "pirâmide social do Antigo Egipto" pois é uma pirâmide dividida em várias partes, cada uma representa uma posição na sociedade começando pelos mais poderosos "topo" e acabado nos menos poderosos "fundo".
    No topo está o Faraó "dono do Egipto acima de tudo e todos" e a família real.
    Mais abaixo estão os trabalhadores que são mais importantes, os nobres, os sacerdotes e os escribas.
    Na terceira parte da pirâmide estão os soldados, os que combatiam pelo Egipto (pois já havia conquistas de terras).
    Na quarta e quinta parte, os camponeses, os vendedores e os artesãos, que iam para a feira vender.
    Em sexto e último lugar na pirâmide, estão os escravos, que trabalhavam arduamente quase sem nada em troca, sendo os menos poderosos.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. A pirâmide representa a hierarquia social.
    no topo estava o faraó e sua familia.
    a seguir vinha o sacerdote e os nobres.
    Seguidamente,os soldados.
    Depois os escribas e em penúltimo lugar os comerciantes,artesãos e os camponeses.
    Na base da pirâmide estavam os escravos que trabalhavam a terra e não tinham privilégios.

    ResponderEliminar
  15. A pirâmide social do Egíto representa várias classes sociais divididas por ordem de grandeza. No topo da pirâmide encontram-se o faraó e a família real. O faraó tinha poder absoluto e era considerado um Deus vivo na terra. Ele era dono de todo o antigo Egíto, chefe da administração e dos cultos religiosos e também comandava todo o exército egípcio. O faraó também tinha a responsabilidade de manter a ordem e a justiça na sociedade egípcia. Depois vêem os nobres e os altos funcionários e os sacerdotes que eram pessoas ligadas diretamente ao faraó. Logo a seguir encontram-se os escribas que eram os únicos que podiam seguir carreira como administradores ou ingressar em algum serviço público. Depois seguem se os soldados que tinham de garantir a segurança do território egípcio e de escoltar expedições. Em penúltima posição estão os camponeses que realizavam os trabalhos agrícolas nas terras que pertenciam ao Estado, recebendo em troca um mísero pagamento que vinha em forma de outros produtos e os artesãos que trabalhavam em aldeias e produziam artefatos para o comércio local. Por último encontram-se os escravos que eram pessoas capturadas em guerra e serviam como mão de obra.

    Ana Rita Pedroso

    ResponderEliminar
  16. Esta imagem chama-se Pirâmide Social do Antigo Egipto, pois representa as diferentes classes sociais do Antigo Egipto que eram:
    - O Faraó e a sua família;
    -Os Nobres e Altos Funcionários;
    -Os Sacerdotes;
    -Os Escribas;
    -Os Soldados;
    -Os Camponeses, Comerciantes e Artesãos
    -Os Escravos.

    Havia a distinção das classes sociais privilegiadas e não privilegiadas, pertencendo às classes sociais privilegiadas o Faraó e a sua família; os Nobres e Altos Funcionários; os Sacerdotes e os Escribas.
    Todas as outras eram classes não privilegiadas e a estas competiam os trabalhos mais pesados:
    -Aos Soldados competia a defesa do território e às vezes recebiam algumas terras;
    -Os Camponeses, Comerciantes e Artesãos podiam ser requisitados para a construção de obras públicas e eram obrigados a pagar pesados tributos ao Faraó, aos Sacerdotes e aos Senhores;
    -Os Escravos realizavam todo o tipo de trabalho nas minas, nas obras públicas e em serviços domésticos e normalmente eram prisioneiros de guerra.

    ResponderEliminar
  17. A pirâmide do antigo egito era constituida pela família do faraó no topo, de seguida nobres e altos funcionários, sacerdotes, escribas, soldados, camponeses e comerciantes e ainda artesãos e por último os escravos. Desde a família do faraó até aos escribas são populações priviligiadas e dos soldados até aos escravos são populações não priveligiadas. Todos os cargos priveligiados têm o poder de obrigar e exigir os cargos não priveligiados a realizar os seus trabalhos ardoos desde serem obrigados a trabalhar nas obras públicas, nas minas e ainda serviços domésticos mas sem terem qualquer reenbolso e ainda pagar pesados tributos ao faraó, aos sacerdotes e aos senhores.

    Margarida Sousa
    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar