quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A Religião e a Cultura

A religião

Um dos traços de união de todas as cidades–estado era a religião, que se caracterizava pela existência de deuses comuns a quem todos prestavam culto.
· Os Gregos eram politeístas – adoravam vários deuses.

Características dos deuses gregos

I. Seres superiores e imortais.

II. Tinham poderes sobrenaturais.

III. Eram antropomórficos (forma humana), mas podiam-se transformar (metamorfose) ou tornarem-se invisíveis.

IV. Tinham qualidades e defeitos semelhantes aos homens.





Entre os deuses e os homens havia heróis, que eram considerados metade humanos e metade deuses. Ao conjunto das histórias dos deuses e heróis gregos chamamos mitologia. Entre os numerosos deuses gregos destacam-se:

Zeus (pai dos deuses e senhor dos fenómenos atmosféricos e da luz do dia);
Atena (deusa da sabedoria, da inteligência e das artes);

Afrodite (deusa da beleza e do amor);

Dioniso (deus da fertilidade, da vegetação e do vinho).
Apolo (deus do sol e artes)
Poseidon (deus dos mares)




Formas de culto aos deuses

· Cultos domésticos: realizados em altares domésticos.

· Cultos cívicos: cortejos religiosos, teatros e jogos em cada cidade.

· Cultos pan-helénicos: em grandes santuários comuns a todos os Gregos (Templo de Apolo em Delfos…). Os principais jogos pan-helénicos foram os Jogos Olímpicos – na cidade de Olímpia - em honra de Zeus. Os primeiros jogos realizaram-se em 776 a.C. e prosseguiram de 4 em 4 anos até 393.




Os Jogos Olímpicos, em honra de Zeus, realizavam-se de 4 em 4 anos em Olímpia.

Os jogos foram uma das manifestações mais importantes da religião grega. Ao longo do ano realizavam-se grandes festas religiosas que incluíam manifestações desportivas e artísticas. Os Jogos Olímpicos eram os mais importantes: realizavam-se de quatro em quatro anos em Olímpia, em honra de Zeus. Para que estes jogos se realizassem, era decretada a paz em todo o mundo grego. A participação nestes jogos era muito importante, pois os atletas competiam pela sua glória e pela glória da sua cidade, sendo recebidos como verdadeiros heróis. Os jogos compunham-se por várias provas: corridas, lutas, corridas de cavalos e pentatlo.



Foi no domínio da cultura que a superioridade dos gregos se tornou mais evidente. O pensamento humanista e a criatividade artística conferiram à civilização grega um caráter universal.

A formação do cidadão
A educação do cidadão ateniense constituía um importante factor da superioridade intelectual grega, pois associava o desenvolvimento intelectual ao desenvolvimento físico ("Mente sã em corpo são"). As discussões na praça pública, os concursos artísticos e as competições desportivas faziam parte dessa formação, que se desenvolvia segundo as seguintes etapas:

Até aos 7 anos:
a criança permanecia junto da mãe, no gineceu (parte da casa reservada às mulheres e às crianças);
dos 7 aos 12 anos:
enquanto a rapariga permanecia em casa, o rapaz era entregue a um pedagogo que o acompanhava ao ginásio e à escola, onde praticava exercício físico e aprendia a ler, escrever e contar;
a partir dos 12 anos: praticava ginástica e luta;
dos 15 aos 17 anos: dialogava com os filósofos, aperfeiçoando a arte de falar em público;
dos 18 aos 20 anos: prestava dois anos de serviço militar, após o que era considerado cidadão de pleno direito.



O teatro

O teatro tinha para os gregos um caráter ao mesmo tempo cívico e religioso, tendo a sua origem nas festas em honra de Dioniso. Os principais temas das peças teatrais representavam episódios dramáticos da vida dos deuses e de heróis lendários (a tragédia). Algumas representações relacionavam-se com a vida política e social de Atenas, ridicularizando cenas da vida real e vícios dos homens (a comédia).

A filosofia, a história, a ciência.

Na Grécia, pela primeira vez, surgiram homens que procuraram a explicação para a origem do Universo, da vida e das forças da Natureza recorrendo à razão — eram os filósofos. Alguns dos principais filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, ainda hoje são considerados, universalmente, mestres da literatura e do pensamento filosóficos. O interesse pelo ser humano levou os gregos a recolher o máximo de informações sobre os grandes feitos dos seus antepassados. Das suas ações procuraram extrair lições para o presente e compreender a marcha da humanidade; nasceu assim a História.

Com os gregos foram dados os primeiros passos em quase todas as ciências: Matemática, Medicina, etc. O grande contributo dado pelos gregos para o nascimento do espírito científico consistiu em libertar o pensamento do caráter mágico e religioso com que os povos anteriores explicavam os fenómenos da natureza e a própria existência humana. Os gregos procuraram formular leis, compreensíveis pela razão, que explicassem o Universo e o comportamento humano e contribuíssem para o progresso e felicidade das pessoas.

a) Os Gregos, nomeadamente os Atenienses, procuravam a explicação da origem do Universo, da vida e das forças da Natureza. Desenvolveram a filosofia. RAZÃO contra MITO

b) Principais filósofos:
o Sócrates e os seus discípulos Aristóteles e Platão.
c) Historiadores:
o Heródoto.
o Tucídides.
d) Outras Ciências:
o Matemática: Pitágoras (teorema).
o Medicina: Hipócrates (Juramento).
o Literatura: Homero (Ilíada, Odisseia) e Hesíodo
o Oratória: Péricles e Demóstones.


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