quinta-feira, 16 de maio de 2013



O período medieval produziu dois grandes estilos arquitetónicos: o românico e o  gótico.

 


Relaciona estes estilos com a época em que se desenvolveram.



 

11 comentários:

  1. Os dois estilos ai representados são o estilo Românico e o estilo Gótico.

    .O primeiro estilo é o estilo Românico, o estilo foi divulgado do século XI ao século XII na Europa Ocidental. Os monumentos Românicos serviam de recolhimento e defesa da população, por isso, tinham uma aparência de solidez e de resistência. O seu interior sombrio convidava à oração e ao silêncio.

    .O segundo estilo é o estilo Gótico, o estilo Gótico nasceu em França no século XII e espalhou-se rapidamente por toda a Europa, onde vigorou até ao século XV. Este estilo artístico associa-se a renovação económica e urbana e representa a afirmação da burguesia e o novo espírito de religiosidade desta época.


    Tomé

    ResponderEliminar
  2. Havia dois tipos de arte em Portugal:
    -A arte românica:
    Era um estilo artístico da Europa Ocidental dos séculos XI e XII. Na arquitectura, os edifícios, principalmente mosteiros, apresentam um aspeto austero, robusto e maciço, fraca luminosidade interior, planta de cruz latina e arcos de volta perfeita. Os monumentos românicos ajudavam na defesa da população, por isso, tinham uma aspeto de solidez e de resistência.
    -A arte gótica:
    Era um estilo artístico, nasceu em França e alargou-se na Europa entre os séculos XII e XV. Na arquitectura construíram-se, principalmente, edifícios religiosos, como as catedrais com acentuada verticalidade, luz, arcos quebrados e decoração com vitrais e rosáceas. Este estilo artístico associa-se à melhoria económica e urbana e mostra a declaração da burguesia e o novo espírito de religiosidade desta fase.

    ResponderEliminar
  3. Existiram dois estilos de arte , os chamados:
     Românico
     Gótico



    O estilo românico surgiu nos séculos XI-XII; até o XIII na Itália e Espanha. Localizavam-se no Sul europeu: locais com abundância de pedra e forte luminosidade natura.
    A planta das construções era de estrutura coniforme ( forma de cruz ) .
    A fachada era na horizontal e as construções eram dominadas por ‘’fortalezas de Deus’’ .
    Os pilares eram grossos e as paredes eram largas.
    Na sua decoração interna eram de pintura mural e os elementos arquitectónicos eram colunas, arcos e nervuras.
    A escultura era intrigada na arquitectura.
    A pintura era geométrica e bidimensional ( em duas dimensões ) .
    Em fundamentação religiosa era associada ao simbolismo.

    O estilo gótico surgiu em meados do século XII a fins do século XV. Localizava-se no Norte europeu: locais com muita rocha calcária, pouca luz, mas com madeira para fundir vitrais. A planta das construções era cruciforme. A fachada era vertical e tinha a presença de “relicário” . A estrutura era em abóboda ogival ( arcos ogivais ) . A escultura era de arte autónoma. A decoração interna era de vitrais , ou seja , os vidros eram coloridos e permitia uma maior luz. A pintura até ao século XII era presa ao românico e depois foi o inicio do naturalismo de Itália ( giotto).
    Em fundação religiosa, era associada ao naturalismo.

    João Moreira

    ResponderEliminar
  4. Nesta imagem estão representados dois estilos arquitetónicos nomeadamente os estilos gótico e romântico.
    - O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que surgiu nas últimas décadas do século XVIII na Europa que se manteve por grande parte do séculoXIX.
    . Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores, tragédias etc.
    O termo romântico refere-se muito ao movimento estético dos artistas e à beleza que eles atribuem às suas obras.
    O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza a criatividade do indivíduo e da imaginação popular.
    -A arte gótica foi um estilo artístico muito antigo. Nasceu em França e foi-se espalhando por toda a Europa por volta dos séculos XII e XV. Na arquitetura construíram-se, por norma, edifícios religiosos, por exemplo as catedrais, arcos quebrados e decoração com vitrais. Este estilo artístico tem a ver com a melhoria económica e urbana e representa a afirmação da burguesia e o novo espírito do religioso desta época.


    Margarida Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confundiu o Românico com o Romantismo! Era para falar no estilo românico e não romântico.

      Eliminar
  5. Estilo Românico:
    Foi um estilo arquitetónico apresentado entre os séc. XI e XII, que foi utilizado até ao século XIX. Foi usado na Europa Ocidental, mais para o Sul. Usava-se em locais com muita pedra e muita luz. Era um estilo com parecenças latinas. Serviam de recolhimento e defesa da população e tinham um aspeto sólido e resistente. O seu interior era sombrio onde se orava e estava-se em silêncio.
    Era feito em cruz, também por serem "fortalezas de Deus" e a fachada era horizontal.
    Tinham pilares grossos e paredes largas.
    Tinham morais pintados por dentro da construção e usavam colunas, arcos (arco de volta perfeita) e nervuras. Juntavam escultura com arquitetura e a pintura era geométrica e bidimensional.
    Usavam muitos símbolos como sinal religioso, como por exemplo monumentos, pois na altura não se conseguia ler nem escrever, assim se contava a bíblia, em monumentos.
    Baseavam-se em drama, comédia e tragédia.
    Quem o utilizava, teria de ter muita criatividade e esteticismo.

    O estilo gótico:
    Surgiu no século XII, no norte de Europa, França. Teria de haver muito calcário e pouca luz. O estilo era cruciforme tal como o românico. A fachada era vertical. A estrutura era em abóbada ogival. A estrutura interna era feita a partir de vitrais. No século XII, passou-se do românico até gótico, com giotto.
    Usavam o naturalismo, em função religiosa.
    Este estilo era usado em catedrais, arcos quebrados e em vitrais.
    Começaram a usar este estilo graças à melhoria económica, com a afirmação da burguesia e o novo espírito religioso.
    Luis.

    ResponderEliminar
  6. Na imagem estão representados 2 estilos de arquitectura, ambos nasceram na mesma época(medieval) mas em séculos diferentes:
    - Arte Românica divulgou-se na Europa Ocidental entre os séculos XI e XII, este estilo é principalmente visto nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa.Vistas de cima formavam a forma de uma cruz, era usada a abóbada de berço na cobertura dos telhados. Nas "portas" destas igrejas eram usados os arcos de volta perfeita como decoração. Nestas igrejas tinha de haver muita concentração na oração,logo a não havia muitas janelas.Estas igrejas não serviam apenas para orar, serviam também para a protecção das pessoas dos ataques inimigos, portanto as paredes eram muito robustas. Nos arcos de volta perfeita, haviam esculturas bíblicas que tinham o fim de ensinar a história da bíblia aos cristãos,porque poucos sabiam ler e escrever.
    - Arte Gótica nascida em França no século XII era normalmente mais usada em catedrais. Ao contrário da arte românica, esta usava muito a luz na sua construção, ou seja havia grandes janelas com vitrais, para iluminar o interior das catedrais. No século XII as pessoas já não tinham tanto o receio de serem atacadas, portanto as igrejas não precisavam de ter paredes tão grossas. E assim poderia também haver uma decoração exterior mais complexa, com pináculos, arcos de volta quebrada, abobadas sobre finas colunas, arcobotantes e contrafortes. O que fazia com que estas catedrais fossem bastante altas e verticais.


    ZéS

    ResponderEliminar
  7. Havia dois tipos de arte em portugal na altura:

    - A arte Românica;
    e
    - A arte Gótica.

    A arte românica começou na Europa Ocidental, nos séculos XI a XII e esteve ligada à expansão de ordens religiosas. A arquitetura caractrizava-se com vários aspetos, como:

    - A planta em cruz latina;
    - A abóbada de berço nos edifícios;
    - Os arcos de volta perfeita; (Uma criação dos romanos)
    - As colunas robustas no interior;
    - e as paredes grossas no exterior. (O que também ajudava na defesa das populações)
    Os monumento românicos serviram para ajudar as populações que não tinham um castelo, pois o povo juntava-se la para se proteger dos ataques inimigos.

    A arte gótica nasceu em França, no século XII, e alargou-se rapidamente por toda a Europa. A arquitetura da arte gótica destingia-se com aspetos como:

    - A verticalidade dos edifícios;
    - A luz e cor intensa com rosáceas, vitrais, etc...;
    - Arcos de volta quebrada nas janelas e nos portais;
    - A escultura decorativa das fachadas, dos portais e dos túmulos das catedrais;
    - Os Vitrais das catedrais e iluminuras de manuscritos.
    A arte gótica associa-se à renovação económica e representa o "aparecimento" da Burguesia.


    Nuno



    ResponderEliminar
  8. Os dois estilos arquitetónicos representados na imagem surgem na idade Média, embora associados a contextos culturais diferentes. No caso da arte românica (séc. XI a séc. XIII) esteve ligada à expansão religiosas, servindo estes monumentos de refúgios à população e por isso aparentavam ser sólidos e resistentes no seu exterior e no seu interior sombrios e silenciosos, propícios à oração.
    Como estávamos perante uma população com um índice elevado de analfabetos a pintura/escultura românicas serviam para contar a história bíblica aos Cristãos. Desta arte destacam-se dois tipos de construções distintas: - As sés e pequenas igrejas.No nosso País este estilo surge associado ao período da formação da nacionalidade.
    A arte Gótica nasceu em França, no séc XII e manteve- se na Europa até ao séc.XV o que corresponde ao período de renovação económica e urbana assim como: a afirmação da Burguesia e aparecimento de um novo espírito de religiosidade. Sendo este um período de florescimento cultural e social naturalmente esta arte ostentava beleza e riqueza.No caso da escultura há obras em Portugal consideradas como as mais belas do Gótico Europeu, nomeadamente os túmulos de D.Pedro e de D.Inês de Castro em Alcobaça. Esta preocupação estética substitui então a preocupação de construir edifícios resistentes pois já não havia a necessidade de se defenderem.

    ResponderEliminar
  9. Na imagem estão representados dois estilos arquitetónicos, o estilo românico e o estilo gótico.

    Estilo Românico

    Este estilo manteve-se na Europa entre os séculos XI e XIII.
    Neste estilo arquitetónico encontravam-se principalmete os seguintes aspectos:
    -o uso de arcos de volta perfeita e abóbadas (influências da arte romana)
    -As paredes grossas e a existência de poucas e pequenas janelas, dando aos castelos e as igrejas a ideia de construções “pesadas”, voltadas para a proteção dos ataques inimigos durante as guerras.
    -o uso de vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas, para ensinar os princípios da religião católica aos analfabetos, que na altura existiam em grande número.

    Estilo Gótico

    O estilo gótico teve origem em França e manteve-se na Europa desde o final do século XIII até ao século XV.
    Algumas das diferenças do estilo românico foram:
    -O formato horizontal foi substituído pelo vertical.
    - As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve e as janelas passaram a aparecer em grande quantidade.
    -Os arcos de volta-quebrada e ogivas substituiram os arcos de volta perfeita.

    Na escultura gótica prediminava o realismo. No que toca à pintura, o mais utilizado eram as iluminuras, os vitrais, os painéis e os afrescos.

    ResponderEliminar
  10. Românico: divulgação da arte romana na Europa Ocidental, nos séculos XI a XII. Os monumentos românicos serviam de recolhimento e defesa das populações. A pintura e a escultura românica serviam para contar a história aos cristão, que na sua maioria não sabiam ler nem escrever. Manifestam-se em dois tipos de construções bem destintas: Grandes edifícios como as sés de Braga, Lamego, Porto, Coimbra e Lisboa.
    -Pequenas igrejas de carácter local construída apenas com uma nave, que em situação de guerra asseguravam a defesa e abrigo das comunidades. Neste tipo de construção, mais presente no Norte e Centro do país é visível a originalidade do românico português, Construíram-se ainda edifícios civis, como a Domus Municipalis de Bragança, e edifícios militares, como é o caso do Castelo de Almourol.


    Gótico: A arte gótica nasceu em França no século XII. Em Portugal, a arquitectura gótica mais presente no Centro e Sul do País, só se expandiu verdadeiramente com a construção de mosteiros pelas ordens medicantes, no reinado de Afonso XIII. Na escultura há obras consideradas como as mais belas do gótico europeu, com destaque para os túmulos D. Pedro e D. Inês de Castro em Alcobaça e D. Filipa de Lencastre, na batalha. Na pintura gótica a obra de maior referência são os Painéis de São Vicente, da segunda metade do século XV.

    ResponderEliminar