Com o fim das invasões muçulmanas, a melhoria de clima e os progressos técnicos, a produção aumentou, havendo uma melhor alimentação na sociedade. Com a melhor alimentação, houve menos mortes e um crescimento de população, sendo a população maior, novos espaços foram ocupados. Isto tudo irá resultar na reabertura da Europa.
Entre os séculos XI e XIII, assistiu-se a um dinamismo rural e por consequência a um aumento significativo na produção agrícola. Os factores que permitiram esta evolução foram: fim das invasões, e a melhoria do clima que permitiu o aumento de área de cultivo, e um conjunto de inovações e progressos técnicos que aumentaram a produção. Relativamente às inovações introduzidas nesta atividade económica destacam-se as seguintes: 1. Utilização do ferro na construção dos instrumentos utilizados tais como: arado, charrua e grade esterroar, tornando-os assim, mais resistentes e eficazes 2. Generalização do “ Afolhamento trienal” que consistia na divisão do terreno de cultivo em 3 partes cultivando-se alternadamente ficando sempre uma em repouso, evitando o desgaste do solo 3. Movimento das arroteias que permitiu o aumento da área de cultivo, pois passou a ocupar-se florestas, pântanos e outros na produção agrícola. 4. Aperfeiçoamento das técnicas de rega com a nora e canais de irrigação e melhoria na adubação dos campos. 5. Introdução do moinho de vento e de água para a moagem de cereais. No que respeita aos progressos técnicos introduziu-se o “ sistema de atrelagem em fila” que permite aumentar a capacidade e velocidade; adoção de uma “ coelheira” para rentabilizar a força de tracção dos animais; uso das ferraduras que permitia aos animais suportar melhor as grandes viagens entre outros. Tudo isto contribui para o aumento de produção e armazenamento dos produtos, que permitiu assim a existência de alimentos para consumo ao longo de todo ano, o que originou uma melhor alimentação e por consequência um crescimento demográfico. Com o aumento da população, devido em grande parte á diminuição da mortalidade, tomou-se necessário a expansão, que originou a colonização de novos espaços, formando-se assim novas povoações por toda a Europa. Assistiu-se assim á reabertura de Europa.
Com o fim das invasões nos séculos XII e XIII,houve uma melhoria climática devido às inovações dos progressos técnicos na agricultura tais como: -utilização de arado, a charrua e a grade enterroar, tornava mais fácil lavrar a terra; Afolhamento trienal com a rotação de cultura para proteger a terra dos desgates da agricultura; -Movimento das arroteias, aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas; -Moinho de vento e água para moer os cereais. Estas novas técnicas levaram ao aumento da produção agrícolas e , consequentemente a uma melhoria da alimentação, que permitia baixar a mortalidade. Logo,isto conduziu a um crescimento demográfico que levou as pessoas a procurar novos espaços para se colonizarem, formando-se novas povoações em toda a Europa.
Quando se deu o fim das invasões entre os séculos XII e XIII, começou a haver uma melhoria do clima graças à evolução dos processos técnicos na área da agricultura. Quando a produção aumentou houveram algumas inovações como: - Utilização de arado, a charrua e a grade enterroar o que tornava um pouco mais fácil lavrar a terra. Afolhamento trienal consistia na rotação de cultura para proteger a terra dos desgastes da agricultura; -Movimento das arroteias era basicamente o aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas; -Moinho de vento e água servia para moer os cereais. Com a entrada destas novas técnicas houve um aumento da produção agrícolas e também houve uma enorme melhoria da alimentação das populações, que permitia baixar a mortalidade ( que nesta época era muito alta). Depois disto deu-se um grande crescimento demográfico que levou as pessoas a procurar novos espaços para se protegerem, formando-se novas povoações em toda a área da Europa.
As invasões dos Muçulmanos, Vinquingues e Magiares cercaram toda a Europa entre os séculos VIII e X. As pessoas com medo de serem atacadas e mortas, fugiram(exodô rural) para a proteção dos senhores, entregando-lhes as suas terras em troca da sua proteção. Fechou-se assim o comércio dentro da europa e praticamente deixou de existir a moeda. A agricultura passa a ser a assim a principal atividade económica na Europa. Assim nasce um novo regime económico,político e social, chamado feudalismo. Mas isto nos séculos XII e XIII, iria mudar. As invasões acabaram. Houve um enorme processo técnico na agricultura: - O uso do ferro nos novos instrumentos, tornando-os mais fortes e eficazes. - Afolhamento Trienal, que consistia na rotação das culturas, normalmente havia vários terrenos,por exemplo 1 ficava em pousio enquanto que outros 2 estavam "ativos", estas mudanças de cultura eram normalmente feitas no início das estações de ano. A Cultura de Inverno servia para lavrar e semear, na Cultura de Primavera servia para recolher os produtos e o resto das duas estações de ano serviriam para o Pousio das culturas. - Aumento da zona territorial ou arroteias, ou seja ocupação novos lugares "inúteis". - Na agricultura houveram ainda mais aperfeiçoamentos, com a nora, canais de irrigação e melhoria da produção com uma melhor fertilização dos campos. - A invenção de moinhos de vento e de água, serviu para a moagem de cereais. Houve também um melhoramento climático, mas como é óbvio o homem não teve culpa nem interferiu. A sorte estava do lado deles naquele tempo.
Com esta grande evolução na agricultura europeia, houve um grande aumento da produção de alimentos o que levou a que as pessoas pudessem comer decentemente. As pessoas já não tinham tantas doenças, viviam mais felizes e sem o medo de voltarem a ser atacados, o que levou ao aumento demográfico, ou seja um aumento das pessoas. E por sua vez levou a expansão e colonização de novos espaços. Isto levou a uma reabertura do comércio europeu.
A agricultura entre os séculos XI e XIII desenvolveu-se a partir das invasões muçulmana, a melhoria do clima e os progressos técnicos tais como: o uso do ferro nos instrumentos agrícolas (arado, charrua, grade de esterroar), abstracção do afolhamento trienal (rotação de culturas), o movimento das arroteias (posse de novas terras, tais como, matagais, pântanos, a ajuda dos reis e ordens religiosas e militares), o melhoramento das técnicas de rega (nora, canais de irrigação, melhoria na adubação dos campo) e o início do moinho de vento e da água para triturar os cereais. Assim, com o aumento da produção agrícola e com a existência de um clima de paz deu-se uma melhoria da alimentação e com a diminuição da mortalidade deu-se um crescimento demográfico (populacional). Este crescimento demográfico levou ao alargamento e à colonização de recentes sítios criando-se novas povoações por toda a Europa, dando à reabertura da Europa.
No século XI, as novas invasões acabaram. Com isso, o clima melhorou, melhorando a agricultura e aumentando o espaço de cultivo. Novos objetos e técnicas para cultivo foram criados. Isto tudo contribuiu para um dinamismo rural e tudo à volta da agricultura, dando assim uma maior produção agrícola. Os muçulmanos foram expulsos da Europa, fazendo-se paz. O clima melhorou subitamente, não se sabe bem porquê. O ser humano criou melhores instrumentos: - Usavam o afolhamento trienal, ficando uma terra para o cultivo de Inverno, outra para a Primavera e outra para repouso, alternando-se e dando-se repouso às terras; -Usavam o ferro nos instrumentos, tornando-os mais eficientes e duradouros; -Utilizavam-se os terrenos baldios, cultivando-os, aumentando o espaço de cultivo; -Utilizavam para irrigação a nora, deixada pelos muçulmanos; -Adubação dos campos; -Utilizavam os moinhos de vento e marítimo para a moagem de cereais. Ainda existia outras técnicas como "sistema de atrelagem em fila" e a "coelheira". Com isto, houve maior produção e como havia o que comer, houve uma melhoria na alimentação. Como as pessoas viam que haveria comida que chegue para mais filhos, subiu a taxa de natalidade e como as pessoas não morriam há fome, desceu a taxa de mortalidade. Assim, houve um crescimento populacional/demográfico. Como tinha que haver espaço para mais pessoas, aproveitaram-se terrenos baldios e criaram-se lá populações. Assim, o comércio e tudo o que havia na Europa, voltou, dando-se uma reabertura da Europa.
Deu-se o fim das Invasões Muçulmanas entre os séculos XII e XIII, começou a haver uma melhoria do clima , devido à evolução da agricultura.
Quando a produção de agricultura amentou existiu algumas inovações como por exemplo:
-> Moinho de vento e água servia para moer os cereais;
-> Afolhamento trienal consistia na rotação de cultura para proteger a terra dos desgastes da agricultura;
-> -Movimento das arroteias era basicamente o aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas;
-> Utilização de arado, a charruar o que tornava um pouco mais fácil lavrar a terra.
Existia outras técnicas como "sistema de atrelagem em fila" e a "coelheira".
Com isto, houve maior produção e como havia o que comer, houve uma melhoria na alimentação.
As pessoas viam que haveria comida que chegue para mais filhos então, subiu a taxa de natalidade e visto que pessoas não morriam há fome, desceu a taxa de mortalidade.
Assim, este crescimento demográfico levou ao alargamento e à colonização de recentes sítios criando-se novas povoações em toda a Europa, permitindo à reabertura da Europa.
O fim das Invasões dos novos povos (muçulmanos, magiares e viquinges) deu origem a uma melhoria climática, que, devido as novas técnicas para a agricultura, como o moinho de vento (que servia para moer os cereais), a utilização do ferro nos instrumentos agrícolas (como o arado , a charrua... que os punha mais resistentes), o afolhamento trienal (com a terra dividida em 3 partes, cultivando-se alternadamente duas, ficando a terceira em descanso, para se proteger do desgaste da agricultura), a ocupação de novas terras (florestas, matagais, e pântanos), e o aperfeiçoamento das técnicas de rega, juntamente com a adubação dos campos. Tudo isto originou o aumento da produção, o que fez uma grande melhoria na alimentação, o que fazia com que houvessem menos mortes devido a mal-nutrição da altura, (que fez com que a população aumentasse) o que deu origem ao crescimento demográfico, que, por sua vez deu origem a reabertura da Europa.
Com o fim das invasões muçulmanas,ouve melhorias pois o povo ja tinha mais comida, o que dava menos mortes, o que dava mais pessoas para trabalhar, o que fazia o reino se desemvolver mais depressa para obter uma economia melhor.
Com o fim das invasões muçulmanas, a melhoria de clima e os progressos técnicos, a produção aumentou, havendo uma melhor alimentação na sociedade. Com a melhor alimentação, houve menos mortes e um crescimento de população, sendo a população maior, novos espaços foram ocupados. Isto tudo irá resultar na reabertura da Europa.
ResponderEliminarEntre os séculos XI e XIII, assistiu-se a um dinamismo rural e por consequência a um aumento significativo na produção agrícola. Os factores que permitiram esta evolução foram: fim das invasões, e a melhoria do clima que permitiu o aumento de área de cultivo, e um conjunto de inovações e progressos técnicos que aumentaram a produção.
ResponderEliminarRelativamente às inovações introduzidas nesta atividade económica destacam-se as seguintes:
1. Utilização do ferro na construção dos instrumentos utilizados tais como: arado, charrua e grade esterroar, tornando-os assim, mais resistentes e eficazes
2. Generalização do “ Afolhamento trienal” que consistia na divisão do terreno de cultivo em 3 partes cultivando-se alternadamente ficando sempre uma em repouso, evitando o desgaste do solo
3. Movimento das arroteias que permitiu o aumento da área de cultivo, pois passou a ocupar-se florestas, pântanos e outros na produção agrícola.
4. Aperfeiçoamento das técnicas de rega com a nora e canais de irrigação e melhoria na adubação dos campos.
5. Introdução do moinho de vento e de água para a moagem de cereais.
No que respeita aos progressos técnicos introduziu-se o “ sistema de atrelagem em fila” que permite aumentar a capacidade e velocidade; adoção de uma “ coelheira” para rentabilizar a força de tracção dos animais; uso das ferraduras que permitia aos animais suportar melhor as grandes viagens entre outros.
Tudo isto contribui para o aumento de produção e armazenamento dos produtos, que permitiu assim a existência de alimentos para consumo ao longo de todo ano, o que originou uma melhor alimentação e por consequência um crescimento demográfico.
Com o aumento da população, devido em grande parte á diminuição da mortalidade, tomou-se necessário a expansão, que originou a colonização de novos espaços, formando-se assim novas povoações por toda a Europa. Assistiu-se assim á reabertura de Europa.
Com o fim das invasões nos séculos XII e XIII,houve uma melhoria climática devido às inovações dos progressos técnicos na agricultura tais como:
Eliminar-utilização de arado, a charrua e a grade enterroar, tornava mais fácil lavrar a terra;
Afolhamento trienal com a rotação de cultura para proteger a terra dos desgates da agricultura;
-Movimento das arroteias, aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas;
-Moinho de vento e água para moer os cereais. Estas novas técnicas levaram ao aumento da produção agrícolas e , consequentemente a uma melhoria da alimentação, que permitia baixar a mortalidade. Logo,isto conduziu a um crescimento demográfico que levou as pessoas a procurar novos espaços para se colonizarem, formando-se novas povoações em toda a Europa.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarQuando se deu o fim das invasões entre os séculos XII e XIII, começou a haver uma melhoria do clima graças à evolução dos processos técnicos na área da agricultura. Quando a produção aumentou houveram algumas inovações como:
ResponderEliminar- Utilização de arado, a charrua e a grade enterroar o que tornava um pouco mais fácil lavrar a terra.
Afolhamento trienal consistia na rotação de cultura para proteger a terra dos desgastes da agricultura;
-Movimento das arroteias era basicamente o aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas;
-Moinho de vento e água servia para moer os cereais. Com a entrada destas novas técnicas houve um aumento da produção agrícolas e também houve uma enorme melhoria da alimentação das populações, que permitia baixar a mortalidade ( que nesta época era muito alta).
Depois disto deu-se um grande crescimento demográfico que levou as pessoas a procurar novos espaços para se protegerem, formando-se novas povoações em toda a área da Europa.
Margarida Sousa
É errado dizer que houve uma melhoria no clima devido ao fim das invasões!
Eliminarlol
Eliminarlol
EliminarAs invasões dos Muçulmanos, Vinquingues e Magiares cercaram toda a Europa entre os séculos VIII e X. As pessoas com medo de serem atacadas e mortas, fugiram(exodô rural) para a proteção dos senhores, entregando-lhes as suas terras em troca da sua proteção.
ResponderEliminarFechou-se assim o comércio dentro da europa e praticamente deixou de existir a moeda. A agricultura passa a ser a assim a principal atividade económica na Europa. Assim nasce um novo regime económico,político e social, chamado feudalismo.
Mas isto nos séculos XII e XIII, iria mudar. As invasões acabaram. Houve um enorme processo técnico na agricultura:
- O uso do ferro nos novos instrumentos, tornando-os mais fortes e eficazes.
- Afolhamento Trienal, que consistia na rotação das culturas, normalmente havia vários terrenos,por exemplo 1 ficava em pousio enquanto que outros 2 estavam "ativos", estas mudanças de cultura eram normalmente feitas no início das estações de ano. A Cultura de Inverno servia para lavrar e semear, na Cultura de Primavera servia para recolher os produtos e o resto das duas estações de ano serviriam para o Pousio das culturas.
- Aumento da zona territorial ou arroteias, ou seja ocupação novos lugares "inúteis".
- Na agricultura houveram ainda mais aperfeiçoamentos, com a nora, canais de irrigação e melhoria da produção com uma melhor fertilização dos campos.
- A invenção de moinhos de vento e de água, serviu para a moagem de cereais.
Houve também um melhoramento climático, mas como é óbvio o homem não teve culpa nem interferiu. A sorte estava do lado deles naquele tempo.
Com esta grande evolução na agricultura europeia, houve um grande aumento da produção de alimentos o que levou a que as pessoas pudessem comer decentemente. As pessoas já não tinham tantas doenças, viviam mais felizes e sem o medo de voltarem a ser atacados, o que levou ao aumento demográfico, ou seja um aumento das pessoas. E por sua vez levou a expansão e colonização de novos espaços.
Isto levou a uma reabertura do comércio europeu.
A agricultura entre os séculos XI e XIII desenvolveu-se a partir das invasões muçulmana, a melhoria do clima e os progressos técnicos tais como: o uso do ferro nos instrumentos agrícolas (arado, charrua, grade de esterroar), abstracção do afolhamento trienal (rotação de culturas), o movimento das arroteias (posse de novas terras, tais como, matagais, pântanos, a ajuda dos reis e ordens religiosas e militares), o melhoramento das técnicas de rega (nora, canais de irrigação, melhoria na adubação dos campo) e o início do moinho de vento e da água para triturar os cereais. Assim, com o aumento da produção agrícola e com a existência de um clima de paz deu-se uma melhoria da alimentação e com a diminuição da mortalidade deu-se um crescimento demográfico (populacional). Este crescimento demográfico levou ao alargamento e à colonização de recentes sítios criando-se novas povoações por toda a Europa, dando à reabertura da Europa.
ResponderEliminarNo século XI, as novas invasões acabaram. Com isso, o clima melhorou, melhorando a agricultura e aumentando o espaço de cultivo. Novos objetos e técnicas para cultivo foram criados. Isto tudo contribuiu para um dinamismo rural e tudo à volta da agricultura, dando assim uma maior produção agrícola. Os muçulmanos foram expulsos da Europa, fazendo-se paz. O clima melhorou subitamente, não se sabe bem porquê. O ser humano criou melhores instrumentos:
ResponderEliminar- Usavam o afolhamento trienal, ficando uma terra para o cultivo de Inverno, outra para a Primavera e outra para repouso, alternando-se e dando-se repouso às terras;
-Usavam o ferro nos instrumentos, tornando-os mais eficientes e duradouros;
-Utilizavam-se os terrenos baldios, cultivando-os, aumentando o espaço de cultivo;
-Utilizavam para irrigação a nora, deixada pelos muçulmanos;
-Adubação dos campos;
-Utilizavam os moinhos de vento e marítimo para a moagem de cereais.
Ainda existia outras técnicas como "sistema de atrelagem em fila" e a "coelheira".
Com isto, houve maior produção e como havia o que comer, houve uma melhoria na alimentação. Como as pessoas viam que haveria comida que chegue para mais filhos, subiu a taxa de natalidade e como as pessoas não morriam há fome, desceu a taxa de mortalidade.
Assim, houve um crescimento populacional/demográfico.
Como tinha que haver espaço para mais pessoas, aproveitaram-se terrenos baldios e criaram-se lá populações.
Assim, o comércio e tudo o que havia na Europa, voltou, dando-se uma reabertura da Europa.
É errado dizer que o clima melhorou devido ao fim das invasões. Quase no fim deve corrigir para: "não morriam à fome"
EliminarDeu-se o fim das Invasões Muçulmanas entre os séculos XII e XIII, começou a haver uma melhoria do clima , devido à evolução da agricultura.
ResponderEliminarQuando a produção de agricultura amentou existiu algumas inovações como por exemplo:
-> Moinho de vento e água servia para moer os cereais;
-> Afolhamento trienal consistia na rotação de cultura para proteger a terra dos desgastes da agricultura;
-> -Movimento das arroteias era basicamente o aperfeiçoamento das técnicas de regadio com a nora e canais de irrigação e a adubação dos campos através do estrume de animais e de cinzas;
-> Utilização de arado, a charruar o que tornava um pouco mais fácil lavrar a terra.
Existia outras técnicas como "sistema de atrelagem em fila" e a "coelheira".
Com isto, houve maior produção e como havia o que comer, houve uma melhoria na alimentação.
As pessoas viam que haveria comida que chegue para mais filhos então, subiu a taxa de natalidade e visto que pessoas não morriam há fome, desceu a taxa de mortalidade.
Assim, este crescimento demográfico levou ao alargamento e à colonização de recentes sítios criando-se novas povoações em toda a Europa, permitindo à reabertura da Europa.
João Moreira
É errado dizer que a melhoria do clima se deveu à evolução da agricultura!
EliminarQuase no final deve corrigir para: "não morriam à fome"
O fim das Invasões dos novos povos (muçulmanos, magiares e viquinges) deu origem a uma melhoria climática, que, devido as novas técnicas para a agricultura, como o moinho de vento (que servia para moer os cereais), a utilização do ferro nos instrumentos agrícolas (como o arado , a charrua... que os punha mais resistentes), o afolhamento trienal (com a terra dividida em 3 partes, cultivando-se alternadamente duas, ficando a terceira em descanso, para se proteger do desgaste da agricultura), a ocupação de novas terras (florestas, matagais, e pântanos), e o aperfeiçoamento das técnicas de rega, juntamente com a adubação dos campos.
ResponderEliminarTudo isto originou o aumento da produção, o que fez uma grande melhoria na alimentação, o que fazia com que houvessem menos mortes devido a mal-nutrição da altura, (que fez com que a população aumentasse) o que deu origem ao crescimento demográfico, que, por sua vez deu origem a reabertura da Europa.
Nuno
O fim das invasões não influenciou o clima!
EliminarCom o fim das invasões muçulmanas,ouve melhorias pois o povo ja tinha mais comida, o que dava menos mortes, o que dava mais pessoas para trabalhar, o que fazia o reino se desemvolver mais depressa para obter uma economia melhor.
ResponderEliminarTomé